Como aprendi a superar a dor da perda de uma mãe


 Olá grandes sonhadores/as!

Venho falar-vos de um assunto um pouco delicado, relacionado com a morte da minha mãe, para quem segue aqui o blog sabe que eu perdi a minha mãe acerca de 6 anos.

Infelizmente, ela faleceu de embolia pulmonar é considerado uma morte súbita, ela era bastante nova.


Na altura, foi muito difícil aceitar a morte dela porque eu só tinha á minha mãe, o meu pai sempre foi ausente e já foi para Angola a mais de 20 anos, e não tenho qualquer tipo de contacto por escolha dele e minha também, visto que deixou de acrescentar algo na minha vida a não ser mais deceções.

A minha adolescência foi muito conturbada, passei por depressão e fui diagnosticada como bipolar, e no meio disso tudo entrei num ciclo de muitas tentativas de suicídio, algumas para chamar atenção e outras porque estava um pouco farta de tudo.


Obviamente, que tudo passou, cresci, consegui ter uma vida mais ativa e equilibrada mesmo que muitos problemas e dificuldades existissem em casa.

Quando a minha mãe faleceu isso abalou-me muito, e tive de colocar um "chip de sobrevivência" de nunca mais poder ir abaixo por mais que sentisse a falta dela.

Porque eu era a irmã mais velha e tinha um irmão para cuidar, e criar todas as condições para que pudéssemos ter um lar, e estar bem financeiramente.


Acabei os estudos como ela sempre quis, infelizmente não tive possibilidade para ir para a faculdade, então comecei a trabalhar.

Tive ajuda dos pais do meu namorado da altura para ter onde ficar e organizar a minha vida.

Tirei a carta de condução, e depois de muito consegui alugar uma casa onde eu e o meu irmão poderíamos estar juntos de novo.

Comprei muitas coisas para a minha casa pelo meu suor e trabalho e por cada coisa agradecia a Deus por ter conquistado.

Passei de uma miúda, a uma mulher num clique que fica feliz por comprar conjuntos de facas a um sofá, é engraçado.

Apesar de ter acontecido uma tragédia, e eu pensar que não conseguiria viver sem a minha mãe porque realmente elas ensinam muita coisa, mas nunca como é viver sem elas.

Tudo isto tornou-me mais forte e ajudou-me em poder escolher que tipo de pessoas eu iria querer do meu lado sendo amigos ou até mesmo família.

Todos os dias aprendo algo novo e como saber que tudo isso deu-me força para conquistar, e ser a mulher que eu sou hoje dá-me orgulho.

Não vou dizer que não choro de vez em quando, mas cada vez que conquisto algo penso na minha mãe, quando eu recebi o meu primeiro salário eu chorei tanto a pensar nela e no que poderíamos fazer juntas com aquele dinheiro e que poderia finalmente ser eu ajudá-la.  


Contudo, pretendi apenas partilhar a minha história de superação a algo tão difícil, e que sirva de consolo ou até mesmo coragem para quem estava a precisar de ler algo assim.

Apenas não desistem dos vossos sonhos e usem todas as armas de força que as nossas mãe deixaram para nós.

Comentários

Mensagens populares