Já conseguimos vestir a Globaleza!

A Globaleza é uma mulher negra muito bonita que todos os anos no canal da Globo na altura do carnaval ela aparece a sambar num pequeno anúncio.
A música é animada, as cores são bonitas e já começavámos a sentir o espírito do Carnaval, o único problema é que ela aparecia nua e apenas com o corpo pintado.




Eu via o anúncio e não achava errado, até que comecei a pensar que primeiro ela estava nua e que segundo é que isso não está certo porque uma mulher não necessita de estar nua para mostrar o espírito dessa altura.
Ainda mais comecei a pensar que talvez ela era vista apenas como objecto assim como muitos homens também olham assim para as mulheres.
As mulheres negras muitas das vezes são encaradas como mulheres cheias de fogo, dipostas sempre a fazer sexo, tirar a roupa assim como são chamadas de exôticas, e não é bem assim que uma mulher deve ser olhada apesar de antigamente isso ter acontecido.
Portanto, faziam o que queriam e lhes apetecia das mulheres negras e não é que elas quisessem.
Hoje, lutamos todas contra o descaramento do Racismo assim como deixar a nossa marca para a próxima geração que esteja por vir, tenha bases para continuar a lutar.
Continuamos a lutar para sermos sucedidas num trabalho, e que não sejamos representadas em novelas ou filmes como empregadas de casa ou cozinheiras, não que esses trabalhos sejam maus, mas cansa que sejamos representadas assim sempre do mesmo jeito.
Continuamos a lutar contra representividade e aceitação assim como estamos a conseguir fazer com as meninas aceitem os seus cabelos crespos/cacheados e não tenham medo de exibir devido ao padrão imposto pela sociedade.
Assim como conseguimos vestir a Globeleza fazendo com que representasse outras regiões do Brasil.
As pessoas ainda tem uma mentalidade distorcida da mulher brasileira, mas isso vai ter mudar porque tudo o que dá na televisão não é verdade.
Temos de comemorar e estar felizes que as nossas mensagens tenham chegado a quem deveria para que isso mudasse.
Não sou do Brasil, mas para quem acompanha tudo isto estou muito feliz porque é uma vitória para o Brasil e para todas as mulheres negras!
Viva!
Que agora podemos sambar!



Comentários

  1. Respostas
    1. Eu estava no site da Sapo e do nada vi esta notícia e aí surgiu a ideia de falar disto aqui no blog porque é muito bom mesmo.

      Eliminar
  2. Ela é linda! Ainda bem que mudaram, mas se reparares no primeiro video ela está só, e nua, e no segundo, acompanhada e vestida! Espero que não tenha nada a ver. Espero que ela seja valorizada sozinha ou acompanhada...
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim por acaso reparei eu acho que é mesmo para poderem mostrar outras vestimentas e representar as outras regiões do Brasil.
      É verdade que acompanhada ou só esperamos que seja valorizada.
      Bjs

      Eliminar
  3. Um grande passo para as mulheres brasileiras, e sinceramente para as mulheres em geral! Qualquer vitória é mais uma vitória para a comunidade!!
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza são estas pequenas coisas que fazem a diferença.
      Bjs

      Eliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    não sabia da situação, mas fico muito feliz em saber o rumo que tomou :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes a mente das pessoas é influenciada pelo que aparece na televisão. Felizmente que aos poucos as coisas tem vindo a alterar e a mente das pessoas (de algumas) tem vindo a mudar para melhor!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares